A Biblioteca Municipal do Montijo, sita na Av. 25 de Abril, teve o seu evento de origem há 41 anos.
Corria o ano de 1969, quando Manuel Giraldes da Silva, autodidacta, ensaísta e importante bibliófilo montijense, movido pela sua afinidade com a região, doou a sua biblioteca particular à Câmara Municipal do Montijo, um acervo de cerca de 17000 documentos de literatura e história.
Em 1979, iniciou-se o tratamento do espólio, na antiga casa do benemérito, e nos 6 anos seguintes procurou-se adquirir obras que complementassem e actualizassem as já existentes.
A Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, assim chamada, em digna homenagem ao autor da oferta que possibilitou a sua criação, abriu ao público em 1985, depois de recuperação e restauro do Edifício Mora.
A Biblioteca Manuel Giraldes da Silva respeita os requisitos do Manifesto da UNESCO para as bibliotecas públicas e foi pioneira na assinatura do contrato com o Instituto Português do Livro e da Leitura, pioneirismo esse que lhe veio a possibilitar, mais tarde, em 1993, a construção de um edifício adaptado ao funcionamento da biblioteca, e onde hoje se encontra em actividade.
O Edifício da Biblioteca Municipal do Montijo – Manuel Giraldes da Silva – está implantado no centro do Montijo, e é um espaço amplo, dinâmico, constituído por espaços temáticos, e onde encontraremos um átrio de exposições com 77.30 metros quadrados.
É neste espaço que irá decorrer a 4ª Exposição Descobrir Novos Autores, onde poderão tomar contacto com as obras de autores como Rafael Loureiro (Trilogia Nocturnos), Carla Ribeiro (Senhores da Noite, entre outros) e Paulo Fonseca (Trilogia Império Terra).
1 comentário:
E o nosso livrinho também vai lá estar :)
Enviar um comentário